sexta-feira, 21 de junho de 2013

SME - CAMOCIM: Nova gestão, velhas manobras!



O município de Camocim realizou e sediou ontem, 20, a Conferência Intermunicipal de Educação/CONAE. O encontro que, deveria se constituir num espaço democrático para discussão e apresentação de propostas da sociedade para a melhoria da educação brasileira, foi palco da velha e conhecida prática da  "manobra do poder".

Inicialmente fomos agraciados pela pertinente e edificante palestra do Prof. Arnaud. Não sabíamos, porém, que algo terrível estava por vir. Compartilhamos nossa percepção sobre algumas ações da SME-Camocim alusivas ao evento em três atos, conforme a seguir:

VERGONHA Nº 1: ESCOLHA A DEDO
Como já denunciamos em nossa postagem anterior, a SME-Camocim DESTRUIU a essência do evento quando "escolheu a dedo" quem poderia participar do mesmo. O correto seria que, democraticamente, nas escolas, a comunidade escolhesse e enviasse para o encontro os seus representes de pais, alunos e profissionais. Não foi à toa, então, que a Secretaria não divulgou a Conferência (só no dia depois de iniciado) afinal, nitidamente não era interesse do Órgão que a sociedade democraticamente participasse. Como prova, praticamente não foram vistos pais de alunos de nossas escolas. Assim, após manobra inventada pela SME, foi eleita como representante dos PAIS uma trabalhadora da educação.

VERGONHA Nº 2: DISCUTIR PRA QUE?
A SME que poderia ter feito sua Conferência Municipal , a prejuízo das discussões, optou em realizar o evento em conjunto com outros municípios. Pode até parecer razoável a união dos entes que compõe a região da 4ª CREDE. Mas, considerando a magnitude do encontro e da construção das propostas que deveriam surgir, o tempo foi irresponsavelmente INSUFICIENTE. Como já vimos várias vezes acontecer, tudo foi feito "a toque de caixa". Imaginem, termos que, em menos de três horas: analisarmos, discutirmos, apresentarmos e aprovarmos emendas para o documento-referência que contem CENTENAS de proposições divididas em sete eixos?! Como prova de que o tempo foi diminuto e mal distribuído, observamos a partida de representantes de outras cidades sem que os trabalhos fossem concluídos. Perguntamos: Se a opção era fazer em conjunto com outros municípios, por que não oportunizar, consequentemente, mais tempo (ou dias) para as DISCUSSÕES? Vale ressaltar que, no grupo Eixo VII, as discussões sobre o documento só ocorreram devido a nossa insistência, já que a coordenadora da SME, Ilma Vieira, nitidamente queria pular a parte do debate; disse que "só as questões municipais" é que deveriam ser lidas"(?). Mi-se-ri-cór-dia!

VERGONHA Nº 3: ELEIÇÃO COM MANOBRAS
O ponto mais vergonhoso na conduta da SME foi explicitamente estampado no momento da eleição dos delegados para a etapa estadual. Eram dois a serem escolhidos no segmento dos trabalhadores em educação. Iniciada a votação, o Prof. Neudson Carvalho, nosso presidente, foi legitimamente eleito. Porém, o que se viu a partir da sua escolha, foi algo ABSURDO e VERGONHOSO. Insatisfeita, a Secretária da Educação, Elizabete Magalhães, sob o protesto das delegações dos outros municípios, fez com que o processo fosse ANULADO. E não parou por aí: como um dos concorrentes já havia ido embora, a SME lançou uma professora para substituí-la e, pasmem: esta já havia concorrido em outro segmento. Ou seja: irregularmente participou da nova votação e foi escolhida. E foi assim, na base da FORÇA, a força da arrogância dos podres poderes, como diria Caetano Veloso, que a SME tirou nosso representante da etapa estadual. As regras foram mudadas ali, após o "jogo iniciado". Segundo o bel prazer da Secretaria. Que fique claro: só votaram para eleição dos delegados de Camocim aqueles que foram ESCOLHIDOS  pela SME. Você foi escolhido? Você participou de algum processo de eleição em sua escola? Não? Então, a SME não o queria lá.

Diante de tudo isso, fica o protesto da Entidade que há quase 10 anos vem fazendo o dever de casa. Que não foi o Sindicato do Prefeito e nem muito menos será o da Prefeita. Nossa Entidade está pronta para representar e defender os interesses dos servidores e servidoras da educação da rede estadual e municipal.

Lamentamos a postura da SME e esperamos que a mesma mude sua forma de realizar eventos como esse - que deveriam ser marcados pela democracia e não por manobras vergonhosas.
A luta continua! E que Deus nos abençoe!

Ah, já cobramos da SME uma audiência para tratarmos de assuntos relevantes para a categoria. Aguardamos a confirmação da data.

23 comentários :

  1. Parabéns pela atuação. São realmente imparciais: fizeram assim nos oito anos de gestão do Chico Vaulino e permanecem firmes nos primeiros meses da gestão de Monica Aguiar. Na reunião com a Secretária, vejam sobre:
    - por que faltam cadeiras em escolas?
    - por que a progressão não está sendo executada?
    - o porquê do atraso dos diários?
    E eu que achava que pior do que o que estava não ficaria.

    ResponderExcluir
  2. Que palhaçada foi aquela de ontem que os alienados da educação chamam de conferência, meu Deus mais uma decepção para o povo, o Secretária de Educação teve a astúcia de determinar mais uma vez que seus servos fossem para fazer volume no evento, ou seria no espetáculo circense dela, e tudo isso para servir a seu bel prazer e lhe aplaudir por suas palhaçadas, é uma lastima e ainda por cima diz que está sendo democrática. Ela está se superando, a cada dia que passa mais palhaçada ela faz e olhe que foi um verdadeiro circo porque estava lá toda sua trupe e ela era o Palhaço Mor, imagem que até perna de pau teve uuuuuuuu! E ainda por cima teve várias marionetes. Mais é assim mesmo é o desespero que toma conta deles, pensam que podem controlar tudo e todos. Agora vamos esperar para ver. Mais uma vez é uma lastima!!! Que papelão em secretária? Esse despertamento que tá acontecendo por aí afora tem que chegar em Camocim também, vamos lá minha gente acorda, vamos pras ruas, vamos pra luta.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente na maioria dos Municípios é assim, na teoria e na boca dos gestores sobra o discurso DEMOCRÁTICO. Na prática o buraco é profundo!!! Força companheiros, vocês sempre representaram e continuarão representando, dignamente,a classe dos trabalhadores da Educação de Camocim.

    ResponderExcluir
  4. Eu como cidadão camocinense, me sinto envergonhado com essa atitude da Secretária de Educação, que tenta de todas as formas barrar a liberdade de escolha nos conselhos. Ela viu que a APEOC vem desempenhando um trabalho sério, e estão levando à categoria a verdadeira realidade do que está acontecendo em nossa cidade. A sociedade deveria vir publicamente perguntar a senhora secretária de educação, qual é o problema? Do que a senhora tem medo? Da verdade? Ou da sua própria falta de competência para exercer o cargo que lhe foi confiada?. Ou seria medo que a APEOC continue expondo as falhas da sua secretária? Medo que eles continuem mostrando para a sociedade o que acontece dentro dos muros da sua gestão? A sociedade aguarda uma resposta da senhora e não espetáculos circense. Parece que a sra. está se especializando nisso, aprendeu rápido em?

    ResponderExcluir
  5. Vergonha!!!! Diante dessa situação toda a educação deve se manifestar nessa protesto de sábado... já basta... Chega de tanta manipulação... Depois da petição da anulação concurso estamos vendo que as coisas só vão piorar... Meu Deus!!!

    ResponderExcluir
  6. Taí um pessoa dizendo tudo, e pq não foi cobrado nos 08 anos mpassados sra APEOC, pode falar, mas estamos de vigia sim, tá errado, ñ tem dúvida, mas vocês daí nunca se pronunciaram com esse modelo q faz mais de 08 anos em?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ô cara idiota esse alberto será q é professor?
      deve ser um dos q o calça curta passou no concurso de antigamente, só pode, a sujeira nas ventas e ainda quer defender vai-te imbecil

      Excluir
    2. Alberto t, acho que vc não acompanhava a vida política de Camocim nos últimos anos. A APEOC atuou energicamente na gestão do Chico Vaulino. Em diversas situações, foi até hostilizada. Dizer que o sindicato não se pronunciou é injusto, é sinal de alienação, é sinal de politicagem barata.

      Excluir
  7. alberto, vc só deve ser um puxa-saco alienado que está defendendo seu peitinho. aproveita um dia ele seca. Vai ver que vc nunca acompanhou a luta da APEOC,te atualiza seu desatualizado

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus! Não sei qual a novidade disso tudo! É sabido que a secretária de educação desta terra de coronéis ferrenhos, nada mais é do que uma MARIONETE sendo controlada pelo diputado, claro que ele quer manter tudo ao seu controle, este lugar nunca foi e nem será parte de uma democracia! Saibam todos e quantos aquí vier, esta cidade é curral eleitoral há anos -luz dos Aguiar, difícil vai ser eles tirarem férias do poder novamente, a não ser que o povo faça uma limpeza nas urnas ano que vem para governo deste pobre estado. Foi ingenuidade da APEOC, acreditar que esta secretaria de ALIENAÇÃO divulgasse uma conferência onde os interesses já são de cartas marcadas. O povo escolheu? Agora mô fio é pra mode aguentá!

    ResponderExcluir
  9. Seu ANÔNIMO, sou babão simsenhor, mas ñ mim escondo na maior covardia como você faz, encaro de frente a qualquer um político desta terra, sem distinção, nunca ganhei nada desses fulas daqui, doa a quem doer, apenas sou eleitor como qualquer cidadão, então também tenho o direito de lascar o pau a quem ñ proceder dentro de seu ofício, por isto é q repudio a forma como a sra APEOC de mostra durante os 05 meses deste ano, sou olheiro daqui e faz tempo, e se é prá provar, puxe os arquivos passados e prove q estou errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falando em pau é cara de pau msm então lasca esse pau em quem verdadeiramente merece , o teu idolatrado deputado cafezinho , é tão valentão, retardado, etc é tipico dos que seguem o papudim. Esqueceu tb os caras de pau 8 anos direto na apeoc e mil e uma manifestação a Apeoc fez e muito por vcs, agora não admite esses absurdos que está acontecendo pela sme e não são poucos.

      Excluir
  10. O mais interessante de tudo isso é que esse sindicato capacho e humilhado durante os oito anos agora sabe solicitar reuniões com a prefeitura e secretaria. quem não se lembra das inumeras vezes que o Júnior foi recebido pelo Chico Vaulino, inclusive serviam até cafezinho pra ele no gabinete do ex-prefeito. Sabemos também que o ex-secretário Júnior, que Deus o tenha onde ele merece, sempre muito bem tratou a apeoc. kkkkkkkkk acorda Júnior tú e o Neudson foram capachos e humilhados pela gestão anterior e agora quer mostrar que existe sindicato? Agora me respondam qual foi o prefeito que deixou de reter a contribuição sindical em folha? Isso foi lindo né Júnior? E nem caracteriza desrespeito num é verdade? E pra finalizar vou dizer uma coisa: ESSE SINDICATO É A MAIOR MENTIRA!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara "Pamela",
      Agora que os teus ídolos estão no poder o Sindicato é uma mentira, né? Porém, quando nos últimos 09 anos a Entidade defendeu os teus interesses e o de toda a categoria, nas ruas, na frente da prefeitura, na câmara municipal, nas assembleias, nas escolas, nos informativos, na imprensa, na internet e na justiça, ele era ótima, concorda?
      Essa lenga-lenga de que "só agora" se está fazendo isso ou aquilo a gente já tá acostumado a ouvir desde o final do mandato do ex-prefeito Sérgio Aguiar (2004) e durante todo o governo do Chico Vaulino (2005-2012) . Vira o disco ou muda a faixa. Esse discurso tá surrado!
      Re-pe-ti-mos: Caros associados (e são quase 900, que tal?),
      O Sindicato APEOC em Camocim é uma Entidade séria. É e vai continuar sendo INDEPENDENTE. Afastado da politicagem rampeira municipal. A Educação, os seus servidores, o município, o nosso estado e o Brasil merecem.
      A luta continua! Não nos falta fôlego. Deus seja louvado!

      Excluir
    2. ra ra ra pamela nao adianta discuti com o tau de junio sempre tem razao. ja viu o neuson é so um buneco na mao dele. sou funcionario e o sindicato e mesmo uma mentira. o junio e um pulitiquero.

      Excluir
    3. Primeira vez que vejo um vice em ação.kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  11. Acho que os senhores que se diz representantes de uma classe está com necessidade de aparece...
    Lembro muito bem que eles nesse ano tomaram decisões a favor de pessoas que nem associados são sem ao menos consultar os associados, ENTÃO PERGUNTO: QUE SINDICATO É ESSE QUE É FORMADO APENAS POR DUAS PESSOAS? SEU PRESIDENTE E SEU VICE. POR QUE OS MAIS DE 600 ASSOCIADOS NÃO INTERESSAM PRA ESSES DOIS E NÃO SÃO CONSULTADOS DAS DECISÕES DE INTERESSE DA CLASSE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MInha cara PAMELA, eu vou te fazer uma observação: Por a caso tú não serás aquela que era cadeira cativa do sindicato e que durante 8 anos frequentou esse recinto com repúdio e ódio aos desmando da era vauliniana?????? Por a caso do não serás agora a tal manda chuva com cargo de segunda marionete "Mor" da secretaria de ALIENAÇÃO de Camocim??? Há já ia quase esquecendo o SINDICATO APEOC tem que agir assim mesmo denunciando este Câncer que destrói de forma vertiginosa a sociedade local, mas não te preocupas tu estarás bem nas alturas quando vieres a cair!

      Excluir
    2. É engraçada né Pamela você esteve nesses últimos 8 anos ajudando o sindicato APEOC como uma verdadeira leoa, defendendo o direito dos trabalhadores da educação, agora que você tem o poder nas mãos, deveria era agilizar tudo aquilo que fendia no passado ou já esqueceu. Pelo que sei essa luta do sindicato não é de agora, faz muito tempo inclusive você esteve em varias manifestações cobrando do governo que respeitasse o direito dos trabalhadores ou já esqueceu. Agora que tua patroa está no poder você diz que o sindicato é a maior mentira, sabe porque? porque ele (sindicato) não vai fazer o que tua governanta quer, agora tu tem que ler bem direitinho na cartilha. Quem mama cuida, né Pamela, kkkkkk. Pode ficar tranqüila pelo que conheço dos representantes do Sindicato APEOC, eles não vão mudar uma vírgula em suas posturas e ainda vão lutar para melhorar tua vida.

      Excluir
  12. A revolução está só começando, o site da câmara de Camocim foi hackeado espalhem a notícia.
    http://camaramunicipaldecamocim.ce.gov.br/website/

    ResponderExcluir
  13. Sr.Júnior você ficou envergonhado por a quantidade de votos que tirou? dois mais o seu três.Lembrando que você já foi o Secretário de Educação de Camocim e quais foram suas conquistas na época não mim lembro de nenhuma! Mas se fosse comigo eu não saberia nem o que falar de vergonha das pessoas que não votaram em você .Eu chamo isso e de rejeição...o povo está acordando!

    ResponderExcluir
  14. Mim considero um cara antipático sim, mas pelas coisas mais ou menos corretas, sempre fui hostilizado por pares ou por chefes, mas tudo mim fez bem, correto só Jeses, mas com certeza tenho mais acertos do q erros,e é por isto q mim rendo a este blog, claro, em parte, assim sendo, tenho a dignidade em vê q os q comandam por aqui tem suas paixões sim, mas uma coisa bela q eles fazem, mandam prá rua ou pro ar tudo q se publica por aqui, pelo menos minhas postagem, nunca foram repudiadas, parabéns de coração, uma glória, coisa q outro bem ali, foge totalmente de seu ofício.

    ResponderExcluir
  15. O sindicato está de parabéns. Em relação a pessoa q ocupa o cargo de secretária e a segunda pessoa tm, não tomam uma decisão q antes tenham
    q consultar o deputado prefeito.
    Competência não se adquiri da noite para o dia não, e sim através de estudos e tempo. Elas acham q o mal q ocasionam para alguém hoje não recairá amanhã
    contra as mesmas. Duas coitadas... Juntos com os coordenadores das escolas q passam a maior parte do seu expediente na secretaria quando chega na escola só faz jogar os projetos na mesa dos professores e se quer uma socialização dos mesmos não faz.

    ResponderExcluir