terça-feira, 14 de outubro de 2014

Os professores perguntam: Vai ter Abono?



Camocim já recebeu R$ 27 milhões de FUNDEB em 2014

Basta começar o mês de outubro para sermos indagados sobre a possibilidade do pagamento de abono/FUNDEB no Dia do Professor, assim como era comum ocorrer no governo passado. Como resposta, nossa velha sentença: "Quando tem abono o Sindicato APEOC é um dos últimos a saber". 

Como todos sabem, este governo não abre espaço para diálogo com os docentes e servidores da educação através do Sindicato APEOC. Em 2012, em campanha eleitoral, a prefeita Monica Aguiar prometeu que criaria a Mesa Permanente de Negociação, mas... só promessas, só promessas, só promessas e nada mais.

Até esta data, a Secretaria do Tesouro Nacional divulgou que foram aportados para o nosso município a quantia de R$ 26.982.551,52 alusivos ao FUNDEB. Todavia, se há saldo ou não cabe ao Conselho do FUNDEB se manifestar. Em governos participativos - o que não é o caso deste que aí está - a Entidade representativa da categoria acompanharia de perto a movimentação dessas contas.

Sobre os famigerados abonos, vale ressaltar que:

1. Quando os abonos são pagos quem mais lucra é a prefeitura. Eles não incidem sobre 13º salário, férias, auxílio doença ou aposentadoria. Mas servem como palanque eleitoral. É comum os gestores qualificarem os abonos como "14º, 15º, 16º salários" - o que é puro engodo;

2. Se sair abono, professor(a), receba. É seu. É dinheiro de salário rebaixado para categoria muito inferior. Inclusive, salário de diretores e coordenadores que estão sem reajuste há quase três anos;

3. Os profissionais do magistério, efetivos ou contratados, têm direito a receber os valores, proporcionalmente aos meses em que trabalharam naquele ano, e conforme a sua carga horária (20 ou 40 h/s) - Lei Municipal 1180/11. Os efetivos, caso estejam de licença pelo INSS, deverão receber também proporcionalmente.

É esperar para ver.

Sindicato APEOC - Camocim

4 comentários :

  1. Dinheiro tem e sobrando. A prefeita tem que explicar para os professores os motivos pelos quais não vai dar o abono no mês de outubro como era de costume. Mas ouvi dizer que ela vai dar o abano integral só no fim do ano.

    ResponderExcluir
  2. Coversa fiada. Ela não vai dar nada, aliás só vai dar no final do ano pela pressão e se der. Agora espero muito que ela se compadessa dos professores, e dela própria ela pode ser Prefeita rica, hoje. Mais será que ela vai ser amanhã?

    ResponderExcluir
  3. agora é elaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa professores tomem bastante garapa enquanto pinga um pouquinho de água nas torneiras de Camocim ahh mas cuidado para não adqurirem diabetes por vivem faltanto glibercida e metiformina nos postos viu???

    ResponderExcluir
  4. Não vai ter abono,pois já estão sabendo que não vai acontecer nada.O maior dos atropelos foi o concurso público,estamos em uma terra de ninguém,não há justiça.Quanto ao voto ficou provado,jogou o milho,o povo esquece tudo.Agora cai peia e só Deus poderá ter piedade de nós.

    ResponderExcluir