segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

FUNDEB 2016 – No apagar das luzes, ainda mais recursos para Camocim



Enquanto o ano 2016 já parecia finalizado no tocante às receitas, movimentações eram realizadas em todo o Brasil a fim de por fim ao dilema sobre os recursos da repatriação. A dúvida era: os valores seriam creditados em 2016 ou somente em 2017? Ao aproximar-se o final da tarde da sexta-feira (30), a “agonia” (santa agonia) chegou ao fim, sendo repassados mais valores aos cofres dos municípios.

Para Camocim, nas contas do FUNDEB, foram injetados na tarde do dia 30/12/2016 mais R$ 363.282,17. Com o aporte de mais esta “bagatela”, o mês de dezembro fechou com um repasse de quase seis milhões de reais.

O total de recursos repassados nas contas do FUNDEB em 2016 chegou a R$ 42.343.684,04, superando a previsão inicial para o ano em 4,7 milhões de reais. Comparando com o total repassado em 2015, o aumento nas receitas do FUNDEB em 2016 foi de 12,3%.

Todos esses esclarecimentos que o Sindicato APEOC faz aos munícipes em torno das receitas, o Conselho Municipal do FUNDEB poderia fazer com mais propriedade, dando publicidade às despesas e reduzindo as possibilidades de falhas por parte da Gestão Municipal. Lamentavelmente, a atual composição do Conselho é a mais passiva de toda a história, fazendo do órgão um mecanismo sem expressividade e sem comunicação alguma com a sociedade.

Esperamos que uma nova composição do CACS, a ser feita no 1º trimestre/2017, seja mais atuante, mais transparente e mais comunicativa com a categoria e com a sociedade. Todos ganharão com isso, pois o dinheiro público é da conta de todos!

E, para não cair no esquecimento, rogamos:
- Prefeita Monica, seja sensível à progressão dos docentes. Cumpra o que determina o PCRM, pois a única evolução na carreira (por desempenho) dada aos professores municipais foi a progressão automática realizada em 2011. Por tudo o que a sua gestão apregoa como avanços na educação, como as Escolas Nota 10 e o pagamento integral da Lei do Piso, a senhora não merece continuar sendo vista como a Gestora que estagnou a carreira dos profissionais do Magistério. Siga o bom exemplo do seu aliado, o Governador Camilo Santana, que tem garantido merecidamente evoluções tanto para professores como para policiais militares.

Os professores de Camocim também merecem evoluir na carreira. As práticas avaliativas realizadas pela SME viabilizam o procedimento e os recursos indicam que é possível atender a esse pleito, que é legal, legítimo e proveitoso.

Sindicato APEOC - Camocim
Sempre alerta, na defesa dos Servidores da Educação!

Um comentário :

  1. Esse Conselho Municipal é formado apenas por babões e moleques de recados da prefeita.

    ResponderExcluir