quarta-feira, 11 de outubro de 2017

No Outubro Rosa, Sindicato APEOC chama atenção para casos de câncer de mama

O mês de outubro é marcado pela conscientização da prevenção do câncer de mama. O movimento chamado Outubro Rosa tem o objetivo de alertar as mulheres sobre os fatores de risco, proteção e a importância do diagnóstico precoce da doença. A campanha teve início nos Estados Unidos e, atualmente, é realizada em vários países do mundo, inclusive no Brasil. O Sindicato APEOC reforça a necessidade da prevenção e de mais investimento na saúde pública para garantir o acesso aos exames e tratamentos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), quase 60 mil pacientes foram diagnosticadas com a doença em 2015. A taxa de mortalidade causada pela patologia no Ceará é de aproximadamente 12%, a quarta maior do Nordeste, de acordo com pesquisa do Inca de 2014. Para que o paciente tenha mais chances de tratamento e cura, o diagnóstico precoce é fundamental. A recomendação do Ministério da Saúde é que toda mulher entre 50 e 69 anos faça a mamografia uma vez por ano.

De acordo com o Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará (IPCC), o câncer de mama acarreta o maior número de mortes entre as mulheres, seguido do câncer de pulmão, estômago e colo do útero. O diagnóstico tardio continua sendo o maior inimigo da cura da doença em pacientes.

O Sindicato APEOC, além de agir em defesa dos direitos de todas as trabalhadoras na área da Educação, luta para que todas as mulheres possam ter acesso às ações voltadas para a prevenção e o tratamento do câncer de mama.

Fonte: www.apeoc.orb.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário