quarta-feira, 15 de julho de 2020

EM TEMPOS DE COVID-19, NÃO PODEMOS AVANÇAR, PARA DEPOIS RETROCEDER!



Não é de agora que a APEOC de Camocim tem manifestado preocupação com o retorno às aulas da Rede Municipal de Ensino, pois sabemos que de uma forma ou de outra, inevitavelmente, isso vai acontecer! Mas intentamos para o retorno com responsabilidade, priorizando a VIDA, com base nas medidas preventivas orientadas pela Organização Mundial da Saúde, bem como do Ministério da Saúde. Preocupação esta que se materializou no dia 22 de maio, quando foi protocolado na Secretaria Municipal da Educação (SME) o ofício 026 elencando sete sugestões reflexivas no que tange as principais condições para o retorno das aulas aqui em Camocim. Não podemos simplesmente expor os profissionais da educação, tampouco, toda a comunidade escolar expressada nos pais e nos alunos, a um vírus mortal, pois o coronavírus é mais perigoso para quem está com o sistema imunológico fraco, o que pode ocorrer devido à ação de outras infecções. E quem nos dá a garantia de nossos alunos, pais, enfim toda comunidade escolar, estarem saudáveis?  

 Por outro lado, temos consciência que as estruturas das Escolas Públicas Municipais, devem ser imediatamente adequadas, obedecendo aos protocolos sanitários. E essa adequação já aconteceu? Se não, quando irá acontecer? As Escolas têm recursos para essa reestruturação? Para acontecer esta devida adequação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação, antecipou as parcelas de abril e setembro dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), os quais são fonte importante de renda para as instituições comprarem álcool em gel, sabonete líquido, toalhas de papel e outros produtos de higiene, por exemplo. O repasse destes recursos deu um total de R$ 450 milhões para 64 mil escolas do Brasil. Já para as Escolas de Camocim, foi creditado cerca de R$ 340.000,00, no dia 17 de Março no Banco do Brasil. Você pode consultar o site: https://www.fnde.gov.br/pls/simad/internet_fnde.liberacoes_result_pc. Certamente existem outras demandas. Porém, a situação requer o devido planejamento, a fim de que sejam mitigados os prejuízos educacionais no ano letivo 2020, sem se descuidar dos cuidados com a saúde de todos que compõem nossas comunidades escolares.

Diante de tantos questionamentos sem respostas, no dia 14 de Julho do corrente ano, protocolamos na Secretaria Municipal da Educação (SME) o oficio 029, solicitando uma AUDIÊNCIA EM CARÁTER DE URGÊNCIA com a Senhora VALDETE BEVILÁQUA MOREIRA, Secretária de Educação, para tratarmos do retorno às aulas em Camocim, mesmo com data incerta. Estamos aguardando sua resposta, uma vez que o Sindicato APEOC, sempre está pautado no viés do diálogo, pois entendemos que este, estabelece uma relação com lucidez em ambas as partes. É válido também destacar que novas orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE) prometem minimizar os impactos do novo coronavírus nas salas de aula brasileiras, apontar os rumos do ano letivo e desenhar o cenário de reabertura das escolas.

 

Este é o Sindicato APEOC: Sindicato de Lutas e de Conquistas!

Comissão M unicipal da APEOC de Camocim


Nenhum comentário :

Postar um comentário