Vez por outra, o assunto sábado letivo volta à tona, desta vez por alguns professores que estão insatisfeitos com essa situação que se apresenta novamente. O entendimento do Sindicato APEOC permanece o mesmo: os sábados letivos deveriam ser DEFINITIVAMENTE ABOLIDO do calendário escolar.
Por isso o Sindicato APEOC enviou oficio a SME solicitando esclarecimentos acerca da quantidade expressiva de aulas aos sábados no calendário letivo de 2025, pois compreendemos que era perfeitamente possível ter organizado um calendário escolar de forma a dar cumprimento à carga horária de 200 dias letivos exigida pela LDB, sem estender aulas aos sábados.
É sabido que a frequência dessas aulas pelos estudantes é sempre muito baixa, além de sacrificar o fim de semana de professores e funcionários. Dessa forma, sugerimos a SME que as aulas (com alunos) do próximo ano, já se inicie na última semana de janeiro de 2026, pois assim, não teria a necessidade de ter nenhum sábado letivo, adotando-os somente em caso de extrema necessidade, mediante a devida compensação, conforme dispõem os Arts. 3º e 78 da Lei Municipal 537/93, considerando a necessidade de equilíbrio entre a carga horária escolar e o bem-estar de alunos e dos profissionais da educação.
Nenhum comentário :
Postar um comentário