quinta-feira, 12 de julho de 2018

Conferência Municipal de Educação: um espaço sub-aproveitado.


No último dia 04 de julho, a Prefeitura Municipal de Camocim realizou no Auditório da Escola Profissionalizante Monsenhor Expedito da Silveira de Souza a Conferência Municipal de Educação, evento que adotou o seguinte tema: “Camocim Rumo a uma Educação de Qualidade: Avaliar e monitorar as conquistas alcançadas em consonância com o Sistema Nacional de Educação”. 

Apesar de nossas críticas, mais uma vez os organizadores do evento não aproveitaram suficientemente a oportunidade que a conferência proporciona para se fazer um grande debate a respeito da educação municipal. 

Além de ter sido realizada dentro das férias escolares, a Conferência não teve a devida divulgação, perdendo-se a chance de motivar a sociedade camocinense para pensar a educação que precisamos para garantir um bom futuro às nossas crianças e adolescentes. Também no que diz respeito às etapas preparatórias, faltou um trabalho formativo e de conscientização para os participantes do encontro, uma vez que o documento alvo do encontro (Plano Municipal de Educação) ainda é pouco conhecido. 

Durante o encontro foi disponibilizado pouco tempo para se discutir a fundo sobre as metas, estratégias e ações elencadas no Plano Municipal de Educação, o que compromete seriamente o alcance das políticas públicas educacionais. 

O Sindicato APEOC lamenta profundamente a maneira aligeirada de realização da conferência e continuará reivindicando que espaços e momentos como esses sejam de fatos favoráveis ao debate franco e aberto. Esperamos gestos concretos que apontem para reais motivações em vistas da contribuição da educação que queremos, onde todos, de fato, tenham voz e vez para opinar, criticar, sugerir, avaliar e planejar a educação. 

A Comissão Municipal do Sindicato APEOC reitera sua disposição em participar, com responsabilidade, do debate em prol da educação pública com qualidade, o que inegavelmente pode contribuir com a promoção da dignidade humana.

7 comentários :

  1. 1. A oportunidade, ou a falta dela, a que se refere V. Sa., foi assegurada a todos os segmentos envolvidos. Para tanto observe-se o protocolo de convite feito às instituições – inclusive a este sindicato e a falta do preenchimento do formulário de inscrição para os participantes deste sindicato não enviado à Comissão Organizadora. Contudo registra-se em atas desta Conferência a Participação espontânea de seu representante Sr. Mário Roberto Ferreira Lima. A outros segmentos sociais, também foram protocolados convites e formulários de inscrição, os quais não demostraram interesse. Lamentavelmente. Contudo o debate foi proporcional aos convidados que compareceram ao evento, excluído assim sua prerrogativa que cita “os organizadores do evento não aproveitaram suficientemente a oportunidade que a conferência proporciona para se fazer um grande debate a respeito da educação municipal”. (parágrafo 2º de sua postagem)

    ResponderExcluir
  2. 2. E notório a data de realização do evento (04/07), portanto em período de férias escolares. Ainda assim, é oportuno dizer que houve a devida divulgação, uma vez que estiveram presentes vários profissionais da educação, e para tanto todas as unidades escolares ou organismos de jurisdição educacionais foram convidados. Este aporte se estabelece no item 1 desta justificativa. Ainda cabe ressaltar que este sindicato oficiou à SME nota sobre o evento, portanto, de seu(s) conhecimento(s). Conforme Of. 024/2017 de 28/03/2017 e Of. 032/2017 de 08/05/2017. Sendo desta forma conhecido a mais de 14 meses(!).

    ResponderExcluir
  3. 3. Com relação ao pouco conhecimento do Plano Municipal de Educação – PME, fica assegurado que todos os organismos envolvidos tem conhecimento do mesmos, inclusive este sindicato, conforme e-mail enviado em junho de 2015 (!). E imprescindível lembrar que se trata do primeiro PME aprovado e sendo executado. Todavia os anteriores (duas versões nunca sequer saíram do papel. Desta forma, consideramos uma importante conquista que trilha caminhos de sucesso, mesmo que modesto.

    ResponderExcluir
  4. 4. O evento foi desenvolvido dentro de um cronograma estabelecido pelo FNE. Assim sendo sua fala “a maneira aligeirada de realização da conferência” não tem nenhum tipo de fundamentação. Lamentamos por esta infeliz colocação.

    ResponderExcluir
  5. 5. O debate foi franco e aberto e percebe-se que mais uma vez a inequívoca colocação deste sindicato nos faz repetir que houve a participação de todos os segmentos envolvidos. Mas é oportuno mencionar que a participação deste segmento ficou comprometida uma vez que se regista a ausência de seus representantes por ocasião da eleição de delegados. Assim, o segmento social a que V. Sa. foi prontamente oferecido, não teve representação (...) todavia porque ausentou-se do evento conforme protocolo oficial arquivado e/ou não houveram substitutos.

    ResponderExcluir
  6. 7. Cabe ainda fazer referencias a avaliação do evento, onde se registra os dados oficiais, conforme tabela disponibilizada abaixo, preferencialmente ao realçado.
    Tabela 01: Tabulação percentual por total de respondentes

    ITENS RUIM REGULAR BOM EXCELENTE NÃO MARCOU
    01 4% 31,2% 60% 4,8%
    02 0,8% 1,6% 38,4% 54,4% 4,8%
    03 1,6% 45,6% 48% 4,8%
    04 2,4% 36% 54,5% 7,2%
    05 44,8% 44% 11,2%
    06 2,4% 33,6% 59,2% 4,8%
    Fonte: Núcleo de informações Estatísticas/SME

    Comentário Geral:
    Foram computadas 125 avaliações distribuídas nos oito eixos de trabalhos da Conferencia Municipal de Educação. Foi solicitado a opinião individual e informado que não era necessário identificar-se. Para tanto, pediu-se que cada participante assinalasse com um (x) tão somente uma alternativa de cada item e apresentasse ao final suas contribuições para eventos futuros: 1. Com relação ao credenciamento, coffebreak e recepção; 2. Com relação a palestra de abertura e/ou a(ao) palestrante; 3. Com relação a exposição do tema; 4. Com relação aos trabalhos por eixo em sala e/ou aos dinamizadores; 5. Com relação ao almoço; 6. Com relação a organização geral do evento. Ainda se percebe que o evento foi plenamente satisfatório para a grande maioria dos participantes. Estes avaliaram “excelente” para a maioria dos itens questionados. Contudo, nota-se que ainda existem elementos que precisam ser melhorados, tendo em vista que houveram participantes que não estiveram satisfeitos, assinalando “ruim” ou apenas “regular”. Também houveram avaliadores que se abstiveram de assinalar alguns dos itens abordados.
    O evento esteve mediado entre “bom” e “excelente”. De modo geral os itens pesquisados corresponderam às expectativas dos participantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esperamos ainda que em outras ocasiões de discussões desta pasta/conferência V. Sa. possa(m) dar suas contribuições de forma crítica positiva, sem rodeios, com a devida informação, sem violação da verdade. Para tanto, faz-se saber que este sindicato sempre será convidado a participar de eventuais e futuros eventos educacionais.
      Finalmente, lamentamos a forma com a qual V. Sa. compreende ou compreendeu o propósito desta conferencia e fazemos votos que tudo se esclareça a partir de bons diálogos, tendo em vista que poucos metros separam estas duas instituições.
      Com esta compreensão, convidamos a todos (as) para comprometerem-se na produção da rede, porque ao navegar podemos questionar as ondas, podemos melhorar os barcos, só não podemos parar, pois o mar nos espera.

      Excluir