terça-feira, 6 de outubro de 2020

PRIMEIRA ASSEMBLEIA GERAL VIRTUAL DA APEOC DECIDE PELO NÃO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS EM 2020

 


Noventa e seis por cento (96%) dos votantes decidiram pelo NÃO retorno às aulas presenciais em 2020 e continuidade das atividades remotas. Esse foi o resultado da primeira Assembleia Geral Virtual da APEOC, proferido nesta segunda-feira (5), às 19h. Dos 955 votos contabilizados, apenas três por cento (3%) votaram pelo retorno e um por cento (1%) se absteve.

A votação teve início na última sexta-feira (2), após a abertura da Assembleia, comandada pelo presidente Reginaldo Pinheiro, que teve a seu lado compondo a mesa a professora Penha Alencar, secretaria de assuntos financeiros, e o professor Helano Maia, secretário-geral.

O professor Reginaldo ressaltou para a categoria, a jornada de lutas da APEOC na defesa do NÃO retorno das aulas presenciais em 2020 e continuidade das atividades remotas. Também destacou as visitas às escolas promovidas pelo sindicato junto com as entidades estudantis e movimentos sociais, as quais vem demonstrando que não há segurança sanitária para o retorno as aulas presenciais, devendo ser prioridade a preservação das vidas dos nossos professores, estudantes, profissionais da educação e de toda a comunidade escolar. “Defendemos a NÃO retomada das aulas em 2020. Esses meses deverão ser usados pelo governo do Estado para investimentos nas atividades remotas, a fim de aperfeiçoá-las e democratizar seus meios, e financiar adequações físicas e sanitárias nas escolas”, enfatizou Reginaldo Pinheiro.

Os estudantes estão nesta luta com a APEOC. O representante da UNEFORT, William Matheus, afirmou que a volta às aulas presenciais, só deve ocorrer com garantias reais de segurança sanitária, para estudantes, professores e toda a comunidade escolar. “Sem segurança sanitária, não há retorno! É a defesa dos estudantes e da APEOC” afirmou o estudante.

Como encaminhamento, o Sindicato APEOC informará oficialmente ao Governo do Estado sobre o resultado da Assembleia, haverá a tentativa de manter o canal de diálogo com a SEDUC e a Vice-governadoria, a fim de convencer que a medida mais prudente a ser tomada pelo Governo em 2020 é o anúncio de não retomada às aulas presenciais e continuidade das atividades remotas, com mais investimento na democratização dos recursos e financiamento de reformas nas unidades escolares. As visitas às escolas também serão mantidas, assim como o canal de denúncia aberto pela APEOC.

Aguardamos ainda o resultado da ação judicial movida pela APEOC contra o decreto que autoriza o retorno às aulas, e, se o governo decidir pelo retorno às aulas presenciais ainda este ano, será convocada uma nova Assembleia para debater sobre a possibilidade de greve sanitária.

A categoria decidiu pela defesa da vida. Vamos nos manter ainda mais unidos e fortes nessa luta!

Fonte: apeoc.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário