sábado, 19 de dezembro de 2020

VIRAMOS O JOGO: FUNDEB 100% PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA É APROVADO.


O Novo FUNDEB, que possui o DNA do Sindicato APEOC, está aprovado e regulamentado, com todo seu recurso destinado à Escola Pública e subvinculação de 70% para a valorização dos profissionais da educação. 

Mas se engana quem pensa que chegar a essa conquista foi fácil. 

Depois de aprovarmos a PEC do Novo FUNDEB em 25 de agosto do corrente ano, iniciamos a batalha pela regulamentação, perdendo o jogo na votação do dia 10 de dezembro na Câmara Federal, onde setores ultraneoliberais articularam o desmonte do FUNDEB, com aprovação de destaques que retiravam recursos da Escola Pública e destinavam ao setor privado, por meio do Sistema S e de instituições filantrópicas e confessionais, além de aprovarem ainda que os 70% reservados para o pagamento dos profissionais da educação poderiam ser utilizados para pagar profissionais da iniciativa privada, o que enterraria de vez a esperança de valorização dos educadores e educadoras das escolas públicas. 

Mas a derrota naquela votação não nos desmotivou. 

Contando com o apoio de profissionais da Educação, estudantes e significativa parcela da população, mobilizados por diversos sindicatos, entidades estudantis e sociais de todo o Brasil, derrubamos no Senado, na última terça-feira (15/12), o “FUNDEB FRANKENSTEIN” aprovado pela Câmara Federal no dia 10/12. 

O texto modificado no Senado retornou, na íntegra, ao relatório inicial do Dep. Felipe Rigoni. 

Sem medir esforços, continuamos nossa mobilização junto à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e entidades estudantis, pressionando os parlamentares para “virarmos o jogo” na derradeira votação na Câmara, onde o PL da regulamentação do FUNDEB voltara após as modificações do Senado. 

Por fim, com nossa união, resiliência e mobilização, viramos o jogo. 

Na votação do dia 17/12, a Educação demonstrou sua força e fez os deputados se redimirem da votação do dia 10/12, aprovando desta vez o FUNDEB 100% para a Educação Pública, seus profissionais e estudantes. 

Falta agora a sanção presidencial, o que requer de nossa categoria mais atenção e pressão para que o Novo FUNDEB finalmente se torne realidade definitiva. 

O Sindicato APEOC, desde 2009, já alertava a categoria, parlamentares e governantes para a importância de um fundo permanente e mais robusto, garantindo mais investimentos para a Educação Pública. 

Continuaremos nossa caminhada para unificar cada vez mais a categoria, dialogar com a sociedade e derrotar as medidas antinacionais, entreguistas e de cortes de direitos. 

Sindicato APEOC
Sindicato de Lutas e de Conquistas!

Nenhum comentário :

Postar um comentário