segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

50 Anos do Sindicato APEOC: Sessão Solene AL-CMFOR



50 anos do Sindicato APEOC: Transmissão AO VIVO da Sessão Solene Conjunta AL e CMFOR 

Acontece neste momento no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará, Sessão Solene Comemorativa aos 50 anos do Sindicato APEOC. A Sessão Solene Conjunta (Assembleia Legislativa-AL e Câmara de Fortaleza-CMFOR), é uma iniciativa da deputada estadual Raquel Marques e dos vereadores Acrísio Sena,Ronivaldo Maia e Guilherme Sampaio. Compõem a mesa na solenidade: deputada Raquel Marques, professor Anízio Melo (presidente do Sindicato APEOC), deputado federal Chico Lopes, deputado federal Artur Bruno, vereador Guilherme Sampaio, Cristiane Holanda (representante da SEDUC) e Joana Almeida, presidente da CUT-CE.

Raquel Marques, em seu pronunciamento, declarou agora há pouco que: "A APEOC é a entidade representativa da luta dos trabalhadores em Educação no nosso Estado". E destacou que a Educação, no momento, está em pauta no país e, como desdobramento, a qualidade do ensino, a valorização do magistério. "E o Sindicato APEOC tem papel fundamental nisso tudo", acrescentou a deputada Raquel Marques.

Professores, ex-presidentes, representantes da APEOC no interior e capital e o presidente da entidade, Anízio Melo, estão sendo homenageados. Neste instante, o vereador Guilherme Sampaio faz seu pronunciamento pelos 50 Anos do Sindicato APEOC.

A Sessão de 50 anos da entidade reúne trabalhadores da educação da capital e do interior, autoridades educacionais e sócios do Sindicato APEOC, em deferência à reconhecida luta deste Sindicato durante todos esses anos, na defesa da educação pública de qualidade, com especial atenção para os filhos dos trabalhadores cearenses. Também no Plenário 13 de Maio, o deputado estadual Lula Morais, senador Inácio Arruda e Evaldo Lima (vereador eleito em 2012).

O professor e deputado federal Chico Lopes, da direção do Sindicato APEOC, se pronunciou há instantes relembrando a história do Sindicato, que teve início na APLEC (Associação dos Professores Licenciados do Estado do Ceará) passando a APEOC (Associação dos Profissionais da Educação Oficial do Ceará) até Sindicato APEOC, a partir da Constituição de 1988.

Neste momento, o professor Anízio Melo, presidente da entidade classista, faz pronunciamento que teve início lembrando a professora Zuleide do Nascimento e dois dos advogados da banca jurídica do Sindicato APEOC, Lindval de Freitas e José Nunes Rodrigues, falecidos recentemente. Anízio encerrou sua fala no Plenário declarando sua paixão pela Educação e pelo Sindicato, dizendo: "Tenho orgulho do Sindicato APEOC, desta categoria que é a mais aguerrida".

O professor e deputado federal Artur Bruno também ocupou a tribuna e declarou que foi o Sindicato APEOC que liderou os movimentos da Educação no Ceará, lotou as galerias desta Casa Legislativa pelos avanços na Educação e mobiliza milhares de professores em todo o Ceará. E lembrou que o saudoso professor Jaime Alencar nos ensinou muito e nenhuma liderança foi tão importante para a educação cearense quanto ele.

Joana Almeida, presidente da CUT-CE, em sua fala na tribuna afirmou " O Sindicato APEOC é o maior sindicato da CUT aqui no nosso Estado. Dos 299 filiados, é o maior; é um sindicato muito forte. Dialoga com a sociedade e, sempre que saiu às ruas, saiu vitorioso.

Cristiane Holanda, representando a secretária de educação do Ceará, Izolda Cela, também usou da palavra no Plenário 13 de Maio, na Sessão Solene pelos 50 Anos do Sindicato APEOC, e declarou que a entidade representativa dos professores públicos do Ceará dialoga para conquistar, e tem sido imbatível, com muito respeito e debate qualificado.

Homenageados

Foram homenageados, no Plenário da Assembleia Legislativa, pelos valorosos serviços prestados à educação pública cearense e aos sócios do Sindicato, os professores e ex-presidentes do Sindicato APEOC: Profs. Jaime Alencar (in memoriam), Penha Alencar e Leorne Nogueira. O professor Anízio Melo (presidente da APEOC), Prof. Alberto da Paz (ex-vice-presidente regional norte do Sindicato APEOC), Profa. Lizimar Teixeira (representante do Sindicato APEOC em Cedro) e o Prof. (e atual deputado federal) Chico Lopes, e também Waléria Brilhante, a funcionária mais antiga do Sindicato APEOC.

Sindicato APEOC: Data de fundação

O Sindicato APEOC foi fundado oficialmente em 02 de fevereiro de 1962. Antes, o atual Sindicato APEOC era Associação dos Profissionais de Ensino Oficial do Ceará, APEOC.

Festa pelos 50 anos

E, dando continuidade à programação dos 50 Anos do Sindicato APEOC, acontece na noite de sexta (30/11/2012), a partir das 19h, no Clube Recreativo B-25 (em frente à Polícia Federal da Av. Borges de Melo), a Festa Comemorativa do Dia do Professor e do Servidor Público da Educação, animada pela Banda Paulo Calado, e que vai contar também com sorteio de valiosos brindes entre os sócios do Sindicato.

Fonte: APEOC

Nenhum comentário :

Postar um comentário