Em Palmas, presidente afirmou que recursos da exploração do petróleo devem ser usados em creches e escolas
Diante da ameaça de o Congresso derrubar os vetos ao projeto de redistribuição dos royalties do petróleo, a presidente Dilma Rousseff aproveitou ontem a cerimônia de entrega de certificados do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Palmas (TO), para dizer que é "importantíssimo" destinar recursos da exploração do petróleo para a área de Educação.
"Considero importantíssimo que todo o dinheiro que tivermos dos royalties, das participações especiais ou do Fundo Social, dos rendimentos do Fundo Social do pré-sal, tenham uma destinação prioritária para a educação", discursou a presidente, na solenidade que contou com a presença de cerca de 4 mil estudantes. "Porque nós precisamos ter Creches, por isso que nós fazemos o programa das seis mil creches. Precisamos alfabetizar os brasileiros e as brasileiras na idade certa, até os oito anos." Considerado urna das vitrines da gestão Dilma, o Pronatec pretende beneficiar 8 milhões de pessoas até 2014. Segundo o Ministério da Educação, cerca de 2,5 milhões de estudantes já foram matriculados em cursos técnicos (duração mínima de 1 ano) ou de formação inicial e continuada (duração mínima de 2 meses).
Durante a solenidade em Palmas, Dilma destacou que a educação é uma riqueza que "cada um de nós carrega para onde vai".
Na semana passada, ao cumprir agenda oficial em Moscou, na Rússia, a presidente disse que "não tem crise com o Congresso" por conta da questão dos royalties. "Não tenho mais o que fazer. Não há nada mais forte que o veto. Que cada um vote com sua consciência. Não tem crise com o Congresso. O funcionamento da democracia é assim", disse na ocasião.
Ontem, Dilma destacou a riqueza do petróleo, mas observou que é preciso valorizar as pessoas do nosso País. "O nosso País é um país rico. Tem petróleo, minério, agricultura, indústria, mas ele tem um patrimônio maior que são os 190 milhões?", observou. (...)
Fonte: Todos pela educação
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