quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sindicato APEOC discute a Carreira Docente em Camocim

A Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Camocim teve a honra de sediar, na noite de ontem (13), mais um evento alusivo ao Ciclo de Debates sobre Sistema Nacional de Educação e Valorização da Carreira Docente. Prof. Neudson Carvalho, presidente de nossa Comissão, trouxe sua saudação a todos os presentes, como também os presidentes das Comissões de Barroquinha (Prof. Antonio Francisco), de Granja (Cristina Batista), de Chaval (Profª Mocinha) e de Martinópole (Leonardo Moura) que acompanhavam vários professores de seus municípios.
  
Reunidos na Associação Comercial, cerca de 70 docentes da rede estadual e municipal acompanharam atentamente a exposição do Prof. Getúlio Marcos no lançamento da cartilha "FUNDEB, Piso e Carreira do Professor da Educação Básica". O autor apresentou detalhes da publicação, simplificando o entendimento sobre a composição da cesta de impostos que abastecem a maior fonte de financiamento da educação nos estados e municípios. Prof. Getúlio ainda comparou a carreira e a jornada de trabalho dos professores cearenses (da rede estadual) com a dos docentes de 09 estados que recebem recursos parelhos do FUNDEB. 

A seguir, o Prof. Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC, apresentou a proposta capitaneada por nossa Entidade, no tocante a valorização da carreira do magistério. Apontou os avanços obtidos com a aprovação do Piso Nacional, conquanto exija-se a expansão da luta, visando à garantia de uma política nacional de sustentação que proteja e torne atrativa a profissão de professor no Brasil. O sindicalista explicou que os 15 encontros que a Entidade estará fazendo com a categoria até o mês de agosto irão fornecer subsídios para a formatação de uma plataforma de luta, que deverá unir os trabalhadores em torno desse projeto. 

Ao final, tivemos as ricas intervenções dos presentes, que foram devidamente replicadas pelos expositores. Cada participante do encontro recebeu o seu certificado de participação. Encerrando a noite, foi servido um coquetel de congraçamento ao som da banda "Os Inocentes do Forró". 
Os próximos debates ocorrerão no Cariri (Salão de Atos da Urca, Crato) dia 15 de junho; e em Tianguá, dia 22. Vamos em frente, companheiros! Por uma carreira docente decente!

Veja todas as fotos AQUI.

4 comentários :

  1. queria parabenizar a comissão municipal do sindicato Apeoc pela belíssima organização deste Ciclo de Debates. dizer que é preciso debatemos este tema com todos os professores em cada uma das escolas.e por fim, eu estive presente,assim como boa parte dos colegas professores do Liceu demonstrando mais uma vez o comprometimento com causa da melhoria pela educação e sempre abertos a discutir e colaborar com nosso sindicato por melhores dias para cada um dos trabalhadores em educação. Força Apeoc, vamos a luta!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Prof. Bené,
      Agradecemos o elogio e o seu constante apoio à categoria em suas lutas. Obrigado! Vamos em frente! Um abraço,
      Sindicato APEOC - Camocim

      Excluir
  2. Acredito que tanto as IFES quanto as instituições de Educação Básica de norte-nordeste a sul-sudeste e centro oeste, deveriam PARAR por tempo indeterminado. GREVE GERAL NO BRASIL!

    Se o Brasil tem dinheiro com orçamento oficial e com os rombos já anunciados, tem que ter dinheiro para bancar um significativo aumento salarial e investimento na estrutura de todas as instituições públicas de ensino.
    E o reconhecimento aos sindicatos de professores que não se renderam aos ditames do governo federal,estaduais e municipais.

    Meu nome é Sérgio, escrevo de Goiânia, sou professor da universidade federal de goiás e estamos em greve!
    www.greveufg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Prof. Sérgio,

      Agradecemos o contato. Professores da rede pública, tanto da educação básica como das instituições de ensino superior sofrem com a precarização do sistema. Reivindicamos um novo modelo de financiamento da estrutura educacional brasileira, tendo a União como maior investidora. Queremos um carreira decente para os docentes do Brasil. Defendemos: 10% do PIB e 50% do Pré-Sal para a Educação!

      Como você deve lembrar, os professores da rede estadual, no segundo semestre de 2011,fizeram o maior movimento grevista da história do Ceará. Entre outras conquistas, a categoria arrancou melhorias no financiamento. O governo, em Lei, aprovou o incremento da parcela de comprometimento dos recursos do FUNDEB para investimento direto no salário dos professores. Estamos alerta!

      Desejamos que os companheiros das universidades federais tenham êxito com a paralisação.

      Firmes na luta! Um abraço, Sindicato APEOC - Camocim/CE

      Excluir