terça-feira, 17 de março de 2020

Suspensão das atividades letivas - Informações complementares (Rede Municipal)

Em atenção a diversos questionamentos trazidos por servidores da educação municipal diante da suspensão das atividades letivas, estivemos em contato com a Secretária Municipal de Educação, Professora Elizabete Magalhães, na tarde desta terça-feira (17), para bem compreender a finalidade e a operacionalização da medida na rede municipal de ensino. 

A orientação é no sentido de garantir o mínimo de pessoas dentro das unidades de ensino. Segundo a Secretária, caberá ao Núcleo Gestor organizar um cronograma entre os auxiliares de serviço para que a escola seja limpa a cada dois dias úteis, revezando um funcionário por vez, sem que este funcionário precise cumprir a carga horária diária, devendo apenas fazer a limpeza necessária no ambiente escolar (o que, no entendimento do Sindicato APEOC, pode ser compensado a partir de um proveitoso diálogo com a Gestão Escolar). 

Quanto ao Núcleo Gestor, o encaminhamento dado pela SME é que o expediente seja apenas de um turno, com revezamento entre os membros. Se a escola tem três membros no Núcleo Gestor, por exemplo, cada um poderá ficar uma manhã, revezando-se entre eles, para que, caso as famílias precisem, alguém possa dar informações ou entregar documentos. 

Quanto aos vigias (diurno ou noturno), a Secretaria orienta que continuem trabalhando nos seus respectivos horários.

Sobre a reposição de aulas, o Sindicato APEOC aguarda maiores informações a respeito das estratégias a serem adotadas pelo Município, defendendo a tese de que se evite, por enquanto, falar em antecipação das férias escolares.

Sindicato APEOC - Camocim
Sempre alerta na defesa dos profissionais da educação!

Nenhum comentário :

Postar um comentário