terça-feira, 28 de abril de 2020

Justiça Federal derruba decisão que suspendia a cobranças de empréstimos consignados de aposentados.

O Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF1) atendeu a um recurso interposto pelo Banco Central do Brasil e pela União e suspendeu a decisão de primeira instância (proferida no último dia 20) que proibia que os bancos de realizarem, por quatro meses, o débito em folha dos empréstimos consignados tomados por aposentados da iniciativa pública ou privada.

No recurso, o Banco Central (BC) argumentou que a decisão não tinha amparo legal e técnico e que a suspensão da cobrança das parcelas dos empréstimos consignados amplificaria o risco para o sistema financeiro. “Poderia culminar, inclusive, em falência bancária”, sustentou o órgão ao Tribunal Regional Federal (1ª Região).

De acordo com o desembargador Carlos Augusto Brandão, o BC tem autonomia e a intervenção do poder Judiciário em sua atuação só se justificaria “quando demonstrada inércia da autoridade competente e a excepcionalidade do contexto fático, não configurada no processo concreto".

Está última decisão data do dia 27 de abril e é lamentável pois muitos aposentados já tinham feitos planos com os valores que seriam economizados nos próximos quatro meses. Ainda cabe recurso.

Sindicato APEOC
Sempre alerta na defesa dos profissionais da educação!

Nenhum comentário :

Postar um comentário