quarta-feira, 1 de abril de 2020

Município de Camocim antecipa férias escolares

Seguindo o que fora adotado por outros municípios do Ceará e também em escolas particulares, a Prefeitura de Camocim decretou a antecipação da férias escolares (do dia 1º ao dia 30 de abril). 


Infelizmente, não era o cenário almejado pelo Sindicato APEOC. Já no dia 17 de março, via ofício, nós relutávamos contra a antecipação de férias, e conseguimos que isso fosse evitado no período de 18 a 30 de março. 

Entende-se por férias um período que beneficie a higidez mental, período para viagens, encontros, lazer, avaliações médicas e outras atividades, e quase nada disso poderá ser feito nesse período. Porém, diante do cenário de incertezas, nós entendemos a medida, até porque não se sabe até onde vai o quadro da pandemia. 

O que o Sindicato APEOC reivindicará a partir daqui? 

- Que o terço das férias, que deveria ter sido pago logo no dia 1º de abril, seja pago o quanto antes, no mais tardar até o final da 1ª quinzena de abril; 

- Que os 08 dias de aulas suspensas no mês de março sejam contados como dias letivos usando-se para isso atividades domiciliares, sem que seja preciso o professor fazer reposição com aulas presenciais, à luz do que possibilita a Resolução nº 481 do Conselho Estadual de Educação; 

- Que a Comissão Municipal do Sindicato APEOC participe do processo de reorganização do calendário escolar; 

- A depender do quadro de evolução da pandemia, que seja oportunizado um período de recesso escolar na segunda quinzena de julho, a fim de que docentes e alunos possam recompor as forças para seguir firmes até o fim do ano letivo. 

Um dos sinais que podem ajudar nessa reorganização é a Medida Provisória 934, publicada neste dia 01/04/2020 pelo Governo Federal, o que possibilita que a carga horária de mínima anual de 800 horas seja cumprida sem a obrigação dos 200 dias letivos. 

Porém, muito coisa ainda está no campo da incerteza e é a cada dia que vamos conseguindo discernir os próximos passos. No que estiver ao alcance da Comissão Municipal do Sindicato APEOC, será feito o possível, à luz do diálogo responsável e maduro, para amenizar, no meio educacional, os drásticos efeitos dessa crise sanitária.

Sindicato APEOC - Camocim
Sempre alerta na defesa da educação pública!

Nenhum comentário :

Postar um comentário